Por meio de Indicação protocolada na Câmara Municipal, o vereador Kifú (PL) reivindica, com urgência, a realização de um levantamento dos pontos que precisam de mais atenção quanto à acessibilidade em Santa Bárbara d’Oeste, para a execução de benfeitorias nesses locais. A execução dessas obras tem por objetivo atender exigências de lei estadual para que a cidade seja reconhecida como um Município de Interesse Turístico (MIT), conforme previsto no projeto de lei 619/2019, de autoria do deputado estadual André do Prado, atual presidente da ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).
De acordo com a Lei Federal 1261/15, o artigo 6º aponta as melhorias que devem ser executadas pelo município e destaca a necessidade de capacitar profissionais na área do turismo receptivo, além de criar condições de acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida ou necessidades especiais. O vereador destaca ainda que o município deve promover as devidas melhorias nas áreas públicas, favorecendo a mobilidade urbana.
Além da indicação protocolada esta semana, Kifú já apresentou à Administração Municipal a necessidade de melhorias de acessibilidade em diferentes pontos da cidade, como a Estrada de Cillos e a rua Tupis, na zona sul da cidade. No documento encaminhado à Prefeitura, o vereador apontou casos de cadeirantes que dividem o espaço entre carros nesta avenida devido ao fato de as calçadas não contarem com as devidas rampas de acesso nem corrimão, dificultando tanto a travessia quanto o embarque e desembarque nos ônibus.
“Estou muito contente com o desenrolar deste projeto de lei, porém temos que avançar muito mais na questão de acessibilidade para atender não apenas os turistas que virão nos visitar, fortalecendo nossa economia, mas também os barbarenses que hoje enfrentam dificuldades em se locomover pela cidade”, concluiu o vereador Kifú.
Comments