Os integrantes da Comissão de Igualdade Racial e Combate ao Racismo da Câmara barbarense foram indicados, na última semana, pelas diferentes siglas partidárias com assento no Legislativo. A criação dessa comissão foi aprovada, por unanimidade, durante sessão ordinária realizada no mês de fevereiro. O projeto que deu origem à comissão é de autoria do presidente da Câmara, Joel do Gás (PV), e do vereador Júlio César Kifú (PL).
Além de Kifú, que será o presidente da Comissão, o grupo contará ainda com a participação da vereadora Kátia Ferrari (PV), na função de relatora, e dos seguintes membros: Bachin Jr (MDB), Carlos Fontes (União Brasil) e Eliel Miranda (PSD). Caberá a essa comissão opinar sobre as proposições que buscam enfrentar e combater o racismo, bem como promover o respeito, a proteção e a concretização de todos os direitos humanos, liberdades fundamentais e religiosas da população negra.
“Seria uma imensa alegria não ter de falar sobre esse tema, mas, infelizmente, o racismo está se tornando cada vez mais comum no nosso cotidiano. Vidas estão sendo extintas por causa da cor da pele”, ressaltou Kifú.
O vereador também destacou que, apesar de não poder participar oficialmente da Comissão devido à proporcionalidade dos partidos, a vereadora Esther Moraes (PL), também deve acompanhar os trabalhos desse grupo, uma vez que já tem sua atuação reconhecida no combate ao racismo em Santa Bárbara d'Oeste.
O presidente da Câmara, vereador Joel do Gás destacou que, antes da criação dessa comissão, os parlamentares já podiam tratar desse tema e fiscalizar ações da Prefeitura em defesa da comunidade negra. Ele ressaltou, no entanto, a importância dessa comissão para debater eventuais projetos que tenham cunho racista ou situações em que a população negra do Município tenha seus direitos violados.
Comments