Em resposta ao Requerimento 831/2022, de autoria dos vereadores Esther Moraes e Júlio César Santos, o Kifú, ambos da bancada Ado PL na Câmara barbarense, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou, nesta semana, quais são as políticas de ação afirmativa desenvolvidas pelo Município. No documento encaminhado aos parlamentares, a secretária municipal de Governo, Patrícia Marques de Martino, destacou que as questões relacionadas à consciência negra não podem ser encaradas apenas como um evento em novembro, mas, sim, tratadas como políticas públicas ao longo do ano.
Ainda na resposta, a representante do Executivo destacou que a Secretaria de Educação conta com projeto permanente de educação para equidade, como o projeto Jaê, que promove o resgate histórico de diversas culturas que compõem a histórica do Brasil, além de investir em rodas de leitura sobre literatura negra. Já na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, destacam-se ações como Batalha do CEU, Circuito Hip Hop, Arte Urbana, além da cessão de espaços a grupos como Maracatu Estação Quilombo e Associação Motta de Capoeira e Cultura Afro. A secretária de Governo também aponta que a Consciência Negra faz parte do currículo e do escolar da rede municipal de Ensino.
Questionada sobre a possibilidade de o Município rever pontos do cadastramento e contratação de artistas com a intenção em fomentar e fortalecer a cultura afro em Santa Barbara d'Oeste, a secretária explicou que o credenciamento dos artistas é revisto com frequência, assim como os editais da Prefeitura, atendendo aos interesses dos artistas locais. Ela destaca, no entanto, a importância da participação do Conselho de Cultura para potencializar a participação de artistas negros.
Outro importante ponto abordado na resposta da secretária é o fato de profissionais das secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, com respaldo dos secretários Tânia Mara da Silva e Evandro Félix, terem iniciado um projeto que irá “recontar” a história do Museu da Imigração, dando espaço às memórias do povo preto de Santa Bárbara d’Oeste.
Comments